sábado, 27 de outubro de 2012

FGTS via torpedo de celular





O Dia, 24/out


Trabalhador poderá receber informações sobre o fundo de garantia também na Internet
A Caixa Econômica Federal assinou ontem um termo de cooperação técnica com as centrais sindicais para divulgar informações atualizadas de saldo, depósitos e saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no celular, por meio de torpedos. O trabalhador também vai poder consultar o extrato do fundo pela internet. O serviço é gratuito e já está disponível a empregados interessados que preferirem aderir ao serviço de mensagem pelo telefone celular no site do FGTS, em substituição ao recebimento do extrato bimestral de papel.
O uso dos novos serviços eletrônicos é facultativo. Quem quiser permanecer no modelo anterior continuará a receber o documento a cada dois meses no endereço residencial cadastrado. Para consultar o extrato na internet, basta cadastrar senha nos endereços eletrônicos www.fgts.gov.br ou www.caixa.gov.br/fgts.


Os serviços de consulta e acompanhamento da conta vinculada pela internet já são usados por cerca de 800 mil trabalhadores e, segundo a Caixa, a previsão é que a adesão ao novo serviço chegue a 3,1 milhões de contas até o final deste ano, e 27,6 milhões até dezembro de 2013.
"As informações enviadas por SMS possibilitam que o próprio trabalhador se transforme no maior fiscal de sua conta vinculada", disse Fabio Cleto, vice-presidente de Fundos de governo do banco.
O trabalhador que optar por receber informações de sua conta vinculada FGTS pelos novos canais eletrônicos receberá em sua residência um extrato de papel, até o mês de fevereiro, com todas as movimentações ocorridas no exercício anterior.
Queixas: Empresas não depositam
Em 2011, mais de 351 mil empresas não recolheram o FGTS de seus funcionários. Com isso, a dívida no ano foi de R$17,5 bilhões, conforme o presidente do Instituto FGTS Fácil, Mário Avelino.
Apesar de ser criada para facilitar a vida do trabalhador, a divulgação das informações do FGTS por torpedo pode ter resistências. Dados do Procon-SP apontam que as operadoras de telefonia celular correspondem a 40% das empresas mais reclamadas do país. A qualidade dos serviços é alvo de queixas há mais de dois meses em todo o Brasil.

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