domingo, 15 de setembro de 2013

Vila de luxo com 25 casas é construída no telhado de um shopping center na China

Local tem área verde e as residências, de dois andares cada, só podem ser usadas por funcionários da empresa



Vila de casas é construída sobre o telhado de um shopping center
Foto: China Daily



Imagine uma vila luxuosa com 25 casas, de dois andares cada, todas com paredes amarelinhas e telhados azuis brilhantes, árvores e arbustos no quintal, e cercas branquinhas entre elas. Falando assim até parece a descrição de um calmo condomínio em uma área estritamente residencial. Só que não. Trata-se de conjunto de casas construídas sobre o telhado de um shopping center numa área agitada da cidade de Hengyang, na China Central, pelo grupo Hengyang Wings Group Co, segundo o South China Morning Post.
As residências foram construídas em 2009 sem licença e, embora o governo local tenha alertado a empresa sobre a irregularidade e anunciado a demolição da área, o grupo ignorou as possíveis consequências. Mais tarde, os dois lados entraram num acordo e ficou determinado que as casas não podem ser vendidas, sendo permitido sua permanência no teto apenas com a finalidade servir de moradia aos funcionários migrantes do Hengyang Wings.
“As casas são agora dormitórios para os nossos funcionários. Alguns trabalhadores migrantes que participaram da construção das moradias também estão vivendo nelas”, disse Wang Jianxin, gerente geral do grupo, para um jornal local.
O investimento imobiliário tem sido um impulsionador da economia chinesa durante anos. Com isso, cada metro quadrado de terra para construção passa a ser alvo de disputa entre investidores do setor, o que leva construtoras e usarem os telhados, e o governo a tentar impedir a construção irregular para controlar o rápido aumento dos preços da habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário