quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prefeitura é autorizada a desapropriar 14 imóveis na Região Portuária

O Globo, 12/set

A Prefeitura do Rio foi autorizada a desapropriar 14 imóveis na Região Portuária do Rio. O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. No texto foi definido que o destino dos terrenos será a revitalização e urbanização da área. O decreto também define que a prefeitura deverá arcar com os custos das desapropriações. Entre os imóveis, há diversos galpões abandonados, grêmios de escolas de samba e uma ocupação, o "Quilombo das Guerreiras", que está no prédio da Companhia Docas do Rio de Janeiro, há cerca de sete anos.

A Zona Portuária será a porta de entrada de negócios do bilionário americano Donald Trump no Brasil. Em dezembro passado, o filho mais velho do executivo, Donald Trump Jr, anunciou uma parceria com investidores privados e a Caixa Econômica Federal para a construção de cinco torres comerciais, com 38 andares cada, na Avenida Francisco Bicalho. As duas primeiras Trump Towers estão previstas para começarem a ser erguidas ainda neste semestres com previsão de conclusão até os Jogos Olímpicos de 2016. As outras três torres serão construídas conforme a demanda do mercado.

A proposta de construir as Trump Towers dividiu opiniões entre arquitetos. Para Alfredo Brito, construções envidraçadas como as Torres Trump são um símbolo da falta de criatividade. A arquiteta Gizzeli Gomes Rocha, no entanto, da equipe brasileira que desenvolve o projeto, lembrou que existem muitos prédios modernistas no Rio que são envidraçados. Segundo ela, assim como os exemplares modernistas, as torres terão "brise-soleils" (dispositivos arquitetônicos que impedem a incidência direta de raios solares, reduzindo o calor).

As desapropriações

Para a revitalização e urbanização da Zona Portuária, serão desapropriados o número 49 da Avenida Francisco Bicalho (onde há uma ocupação); os números 194 a 224 e 232 a 264 da Avenida Venezuela; 129 (fundos)da Avenida Rodrigues Alves; 112 (fundos), 80 ao 108, 296 e 300 da Rua Equador; 76 da Avenida Professor Pereira Reis; 733, 743 a 789 e 837 a 843 da Avenida Rodrigues Alves; 20 da Rua Silvino Montenegro; e 50 da Rua General Luiz Mendes de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário