segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CASA DE NOVELA





O Globo, Karine Tavares, 08/jan



Objetos trazidos de viagens pelo Brasil, peças artesanais, móveis de design. A mistura, quase garantia de sucesso na decoração, será vista a partir da próxima semana em algumas das primeiras cenas da minissérie "O brado retumbante", da TV Globo.

O cenário em questão é a sala do casal Paulo e Antonia Ventura. Ela, historiadora. Ele, advogado e futuro presidente do Brasil. Dois intelectuais apaixonados pelo país, que mostram nos detalhes do apartamento, ambientado como se fosse um daqueles imóveis antigos na Avenida Rui Barbosa, no Flamengo, esse encantamento pela brasilidade. 

- O cenário conta um pouco da história deles como casal - diz a cenógrafa Isabela Urman, responsável pela ambientação.

Grade cria profundidade 
A mesa de jantar, por exemplo, é feita de madeira de demolição. No cantinho, um antigo armário de ervas chinês em laca amarela quebra o ar sisudo que o espaço poderia ter. Na sala de estar, clássicos do design, como poltronas Charles Eames e Sérgio Rodrigues, dividem espaço com peças artesanais garimpadas em lojas como Pé de Boi e O Sol.

O piso, de taco envelhecido, remete ao parquet dos anos 40 e 50. Em uma das paredes, uma grade de ferro empresta clima de casa ao espaço, além de ser um recurso importante para a gravação, já que permite a entrada de luz e dá sensação de profundidade.

Tanta personalidade no cenário não é à toa. Pontua bem o contraste na vida dos personagens quando ambos se mudam para o palácio após Paulo se tornar, meio sem querer, presidente do Brasil. Naquele ambiente clássico, acabam parecendo peixes fora d'água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário