sexta-feira, 29 de junho de 2012



Espaços são integrados a cômodos ou transformados em ambientes diversos: de lavabo a closet.



Quarto de serviço virou cantinho de leitura (à direita), em projeto das arquitetas Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design
Foto: Divulgação




RIO - Elas estão em alta até na TV, como mostra o sucesso das “empreguetes” de “Cheias de Charme” novela das sete da Rede Globo. Mas talvez justamente por isso o quarto de empregada tenha se tornado um cômodo meio ultrapassado, considerando que elas ganharam um status maior e que raramente dormem nas casas onde trabalham. Daí muita gente querer transformá-lo em outro espaço, dando novos usos para o ambiente que estava ocioso.
O arquiteto Thoni Litsz já transformou, em projetos diversos, os quartinhos em closet, lavabo, lavanderia e até em quarto reversível, voltado para a sala de estar. Em outro caso, usou o ambiente como extensão da cozinha, aumentando-a.
— A maior parte das plantas permite que o espaço seja repaginado. E o importante é ser útil, de fato. Porque a maioria dos clientes me pede que transforme o quartinho justamente porque ele está ali sem ser usado — conta o arquiteto.
A arquiteta Estela Nettoratifica também já aumentou um cômodo, com a incorporação do então quartinho. Foi o banheiro da suíte de um rapaz solteiro:
— Ele queria um banheiro maior, com banheira, ducha, cabine para bacia etc. Criei um cômodo mais amplo e mais funcional.
Pequenos escritórios, quartos de costura, ateliês e espaços de leitura são outras opções nas quais os quartos podem ser transformados.
— Tudo depende da criatividade e da necessidade do cliente — diz a arquiteta Fabiana Visacro, da VS Design, que fez de um quarto de serviço um cantinho de leitura, junto com a arquiteta Laura Santos. — Fizemos uma decoração remetendo à cidade de Tiradentes, que é muito apreciada por nossos clientes. Como o espaço era pequeno, retiramos uma das paredes e a porta, proporcionando a integração com a sala de jantar e a cozinha.






Publicado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário