terça-feira, 2 de outubro de 2012

'Minha casa' poderá ter luz mais barata



 

Extra, Lara Mizoguchi, 02/out

Beneficiados pelo "Minha casa, minha vida" poderão pagar menos pela luz que consomem, a partir do ano que vem. O Ministério das Cidades confirmou, nesta segunda-feira, que as unidades do programa habitacional do governo federal receberão placas para captação de energia solar, que será convertida em energia elétrica. Se o consumidor gastar menos do que for gerado, a sobra dessa energia será devolvida à rede, e ele terá descontos de até 50% na fatura.
O cálculo é da presidente da Companhia Estadual da Habitação Popular da Paraíba, Emilia Correia Lima, mentora do projeto. O percentual de economia dependerá de fatores como o clima e a manutenção das placas.
Monitorados pela Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, e pela Energisa, que cobre a região, os testes vão começar no fim deste mês e durar 60 dias. Após análises, o projeto será estendido a outros estados.
Segundo o ministério, ainda não se sabe se o custo de instalação do sistema será financiado ou absorvido pelo atual valor das unidades do programa.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário