terça-feira, 16 de julho de 2013

Fazer consertos antes de vender o imóvel pode valorizá-lo em até 20%

Pequenas reformas deixam melhor impressão ao comprador e a venda acontece mais rapidamente, afirmam especialistas


O GLOBO Publicado: 
Vale a pena pintar paredes e arrumar os azulejos antes da venda Foto: Reprodução da internet

Na hora de vender um imóvel, o que vale mais a pena? Consertar aquele azulejo quebrado do banheiro, dar um jeito na infiltração e trocar o trinco frouxo da porta ou vender do jeito que está mesmo?
Especialistas do mercado imobiliário do Rio afirmam que o melhor é arrumar antes de vender. Segundo eles, deixando tudo bem apresentável é possível conseguir até 20% a mais na venda, dependendo dos custos com as obras, que devem variar de 5% a, no máximo, 10% sobre o preço do imóvel.
O diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), Laudimiro Cavalcanti, acredita que pequenas obras são bons investimentos, pois ao ver um imóvel em más condições, a única coisa que o comprador terá em mente é a certeza de vai ter que gastar mais dinheiro ainda.
— A primeira impressão realmente é a que fica. Vale a pena o proprietário gastar de 8% a 10%, não mais que isso, para arrumar a casa em coisas como pintura, infiltração, troca de azulejos, janelas e torneiras. Agora, mudar um piso inteiro já não vale a pena, inclusive porque o novo comprador pode detestar — afirma Cavalcanti, que considera um retorno de até 15% sobre o valor do imóvel.
Edison Parente, vice-presidente comercial da Renascença Administradora, explica que um imóvel precisando de reformas pode se valorizar ou se desvalorizar, em média, até 20% do valor de venda. Para o diretor da Sawala Imobiliária, Sandro Santos, quem vende o imóvel não ganha tanto pela valorização, mas sim pela liquidez.
— Um imóvel reformado vende mais rapidamente. Se, no mesmo prédio, há um apartamento em excelente estado de uso e outro que precisa de obras, o que está em boas condições será vendido antes — ressalta Santos.
— Como a oferta de imóveis para venda é grande, o ideal é que se ofereça o imóvel em bom estado de conservação antes de vender, pois o período de vacância é bem menor, ou seja, não vai demorar tanto para vender. O imóvel estará competindo em igualdade com a grande maioria, que está em bom estado — completa Edison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário