quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Olimpíada: legado vai muito além do esportivo


Jornal do Commercio, 30/out


Desde que conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro vem passando por grandes transformações. A importância de aproveitar da melhor forma essa oportunidade foi destacada ontem pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante evento que discutiu o legado deixado pelos Jogos de Londres e os preparativos do Rio para a próxima edição da competição.
"Trata-se do maior evento esportivo do planeta, mas não deve ser analisado somente por este ponto de vis-ta. O que nos interessa é o seu legado, o impacto sobre a cidade", disse Paes em sua apresentação, destacando ainda que a Rio 2016 já incorporou à cidade a cultura do planejamento e a importância do cumprimento de prazos. "Estamos mostrando ao mundo que nossa cidade sabe levar as coisas a sério", completou o prefeito.
Vagas para trabalhar nas Olimpíadas RJ 2016 empregos 2 Vagas para trabalhar nas Olimpíadas RJ 2016, empregos
No encontro, Paes também afirmou que a organização dos Jogos de 2016 segue outros fundamentos básicos, com destaque para a criação de uma cultura de planejamento que permitirá potencializar o capital privado e reduzir o gasto de recursos público, além de investir na transformação da cultura dos cariocas, especialmente sob o aspecto dos cuidados que devem ter com a cidade, bem como no estímulo de novos negócios.
Infraestrutura
Os investimentos em infraestrutura na cidade foram destaque em filme apresentado por Paes durante seu discurso. O prefeito citou a construção do sistema Bus Rapid Transit (BRT) e o Programa Morar Carioca como os projetos mais significativos.


"Com a construção de quatro corredores de BRT, o número de usuários que faz uso de transportes de alta capacidade na cidade passará de 18% para 63%. Além disso, até 2020, todas as favelas da cidade estarão urbanizadas", disse Paes, acrescentando ainda os recursos aplicados na revitalização da Zona Portuária. "São investimentos que, se não fossem os Jogos, ficariam prontos em 15 anos. Com a Olimpíada, esse prazo foi reduzido para cinco", disse.

Também participaram do evento, realizado no Hotel Marriott, em Copacabana, Zona Sul do Rio, o presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a jogadora de vôlei e medalhista olímpica, Fabiana Oliveira, e Adan Williams, diretor da Aecom, empresa vencedora do concurso internacional para o plano geral urbanístico do Parque Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário