sexta-feira, 16 de agosto de 2013

De olho nas novidades

Meia Hora, 15/ago

Um elevador que aciona bateria em caso de falta de luz e que não precisa de casa de máquina, um robô que limpa piscinas sozinho, um ar-condicionado sem dreno e um sistema de controle de identificação de portaria que grava rosto, voz e identidade do visitante em apenas quatro segundos. Essas são algumas das novidades apresentadas na Feira Construir Rio 2013, que começou ontem e vai até sábado no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Um dos lançamentos do evento, o controle de identificação de portaria promete deixar a casa ainda mais segura. Além de gravar rosto, voz e identidade do visitante em quatro segundos, o sistema também registra o horário de chegada e o lugar para onde a pessoa vai.
Já o robô X-Treme caminha no fundo da piscina e limpa sem desperdício de água, com economia de 90%. Ainda sobe as paredes e continua o trabalho, já que é programado com um GPS e não repete a trajetória. O equipamento funciona até quatro horas, ligado por um fio de 34 metros.

Outra novidade da feira é o elevador movido a bateria. Em caso de falta de energia, ele acende a luz, desce até o primeiro andar e abre as portas. Além disso, não precisa de casa de máquinas nem fosso. O equipamento opera com óleo orgânico, que é 100% reciclável e biodegradável.

No evento, será apresentada ainda uma tinta à base de látex, feita para superfícies lisas, como vidro, borracha, gradis e até automóveis. Após a secagem, ela forma película emborrachada, que pode ser removida com as mãos. A novidade no setor de pisos é o uso de PVC para substituir o laminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário