quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Grajaú completa 99 anos

Pelas ruas do Grajaú, a história contada através da sua arquitetura

O Globo online, Raphaela Ribas, 13/ago


O Grajaú completa 99 anos nos próximos dias e, como todo bom centenário (ou quase isso), já passou por muitas mudanças, especialmente na arquitetura. Pelas ruas do bairro, os estilos que vão do neoclássico ao modernismo contam a história das transformações e influências da região. No próximo sábado, 17, em meio às comemorações de aniversário, quem quiser conhecer mais sobre o bairro poderá participar do tour "Conhecendo o Grajaú". É a primeira caminhada cultural com foco na arquitetura.

No passeio, que custa R$ 20, os convidados vão acompanhar a pé a explicação dos estilos dos imóveis, que passam pelas seguintes influências: ecletismo classicizante, neogótico, neobizantino, neocolonial, neomedieval, neonormando, art déco e modernismo.

Um dos destaques para a arquiteta (e fã do Grajaú) Natalia Lima, responsável pelo levantamento e organização do tour, é a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de 1928, que só abre uma vez ao ano, em 8 de dezembro, dia da padroeira.

- É a primeira igreja construída no Grajaú e está em más condições. Os moradores estão lutando para mantê-la, mas ela nem tombada é. Precisa ser mais bem cuidada, pois faz parte da história do bairro - conta ela que, junto ao professor Francisco Filgueira, fez uma ampla pesquisa sobre a arquitetura local, que no futuro deve ser publicada num livro.

A única casa tombada no bairro, segundo ela, é uma residência no estilo neonormando, caracterizada pelo estilo de chalé germânico, com telhado em formato triangular e chaminé.

Nane Rodrigues, diretora da Expedição Cultura, que realiza o evento, explica que a mistura de estilos arquitetônicos do bairro é uma de suas grandes características.

- Ao passar pelas ruas, é possível ver esta mistura e identificar quando o imóvel foi construído, qual seu estilo e influência arquitetônica.

Além do tour, haverá no domingo (18) uma exposição na praça Edmundo Rego chamado 
"Grajaú -Arquitetura e Memória", também de Natalia Lima, que ficará aberto ao público das 10 às 14 horas. Este é gratuito.
Serviço
Dia: sábado, 17
Horário: saídas às 9h e às 14h
Local de concentração: praça Edmundo Rego
Preço: R$ 20
Inscrições: pelo e-mail expedicaocultura@gmail.com ou pelo telefone 8609-4541

Nenhum comentário:

Postar um comentário