segunda-feira, 14 de julho de 2014

Torres futuristas devem limpar o ar na China


O Globo online, Morar Bem, 11/jul

Um arranha-céu capaz de limpar o ar e a água? Ficção ou realidade? Em poucos anos, descobriremos. É que, em 2016, começam a ser construídas na província de Wuhan, na China, as torres Phoenix, que além de pretenderem ser as mais altas do mundo, foram projetadas para limpar o ar e as águas de um lago que fica no seu entorno, informou o site da CNN.

Com design futurista e mais de um quilômetro de altura, os dois prédios foram projetados pelos arquitetos do escritório londrino Chetwoods, que buscaram inspiração na natureza para criar as torres. Na mais alta das duas, haverá uma espécie de chaminé térmica que, quando aquecida pelo sol, vai absorver o ar poluído e a água de um lago próximo. Uma vez dentro da chaminé, tanto o ar como a água serão filtrados e limpos antes de serem liberados de volta ao meio ambiente.

Se vai dar certo ou não, só saberemos depois das duas torres ficarem prontas. Mas uma coisa é certa. Elas jamais passarão despercebidas. Em um tom de rosa brilhante e com restaurantes em forma de planeta projetados de forma que parecem orbitar entre os dois prédios, será impossível não notar a arquitetura - no mínimo, ousada - do empreendimento que deve reunir unidades habitacionais, comerciais e de serviço.

Outro detalhe que promete chamar a atenção é a enorme parede verde que deve ser construída na torre mais baixa e que irá até o topo dela. A ideia é que este também seja o maior muro verde do mundo.

Quando prontas, as "Phoenix Towers" serão 100 metros mais altas que o prédio "Burj Khalifa", em Dubai, que, com 828 metros de altura, é hoje o mais alto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário