De acordo com o presidente da NTU, Otávio Cunha, o programa deve "melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos de operação, com a implantação de 4 mil quilômetros de faixas exclusivas em 46 municípios, todas as capitais e cidades com população superior a 500 mil habitantes, nos próximos 12 meses". Segundo ele, esses projetos requerem soluções tecnológicas simples, "sem intervenções físicas relevantes e com retorno imediato para o usuário".
A NTU apresenta como exemplos bem sucedidos do sistema de faixas exclusivas as experiências recentes no Rio de Janeiro, em São Paulo e Goiânia. Em São Paulo, por exemplo, estudos da associação mostram que a velocidade dos ônibus (velocidade média nos trajetos, contando as paradas) chegou a subir 108%, reduzindo o tempo de deslocamento em até 25 minutos.
O presidente da NTU lembra que o governo tem cobrado propostas para melhoria do setor de transporte urbano e destaca que, "no caso das faixas, estamos mostrando porque e como fazer". Ele ressalta, porém, que as soluções devem ser adaptadas à realidade de cada cidade, pois "o mais importante é mostrar que esta é uma medida barata, rápida e eficiente, que serve para qualquer tamanho de cidade".