segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O programa Bairro Carioca vem transformando o bairro de Triagem

O Globo, Rio em Transformação, 29/set

O empreendimento, com 125 mil metros quadrados, tem o tamanho equivalente a 20 campos de futebol e servirá de modelo para construção de outros conjuntos habitacionais no Rio.

O projeto urbanístico foi concebido para abrigar famílias que tiveram suas casas destruídas pelas águas das chuvas ou que moram em áreas de risco. Considerada a maior intervenção habitacional das últimas décadas, o conjunto habitacional possui, atualmente, 17 blocos, onde moram 980 famílias. Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (SMH), o programa conta com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Erguido em um terreno que pertencia à Light e era utilizado para depósito, o Bairro Carioca dispõe de outros equipamentos para promoção da cidadania.

No local já está funcionando o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que atende 100 crianças na creche, uma Clínica da Família, que presta 900 atendimentos por mês e a Escola Municipal Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, com 540 estudantes matriculados entre a pré-escola e quinto ano.

Ainda está prevista a construção de ginásio poliesportivo, de uma Praça do Conhecimento e de um centro comercial no local. Os equipamentos também poderão ser utilizados por moradores do entorno.

Quando as obras estiverem concluídas, no fim de 2013, o Bairro Carioca terá 112 prédios, com 2.240 unidades, beneficiando cerca de 10 mil pessoas. Todas as unidades têm 45 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Os apartamentos do primeiro andar são adaptados para atender a moradores com necessidades especiais e idosos. Seguindo o conceito de bairro, o novo endereço tem vias públicas integradas à estação do metrô de Triagem, a dois ramais de trem da Central e a 14 linhas de ônibus.

A infraestrutura do conjunto habitacional conta com rede de água e esgoto, rampas de acesso a cadeirantes, pavimentação, estacionamento com vagas para deficientes e mais de 450 árvores plantadas ao longo do terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário